fbpx

contato@vozlivre.org

0 items - R$0

    0 itens no carrinho de compras

contato@vozlivre.org

Você possui empatia?

Você possui empatia?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

‘’Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela’’

A empatia é um assunto que está sempre muito latente no meu coração, pois diariamente eu presencio a falta dela em diversos momentos da rotina, seja no trânsito, seja no trabalho, seja nos relacionamentos pessoais, até mesmo com aqueles com quem somos mais próximos.

Infelizmente, a falta de empatia ocasiona um efeito dominó destrutivo que pode causar raiva e tristeza a quem sofre sua escassez. Vamos colocar em um exemplo rotineiro: Você está dirigindo e de repente percebe que sua roda está com um barulho muito estranho, infelizmente você tem que parar para verificar o que aconteceu e, dessa maneira, você liga o pisca-alerta e para. Logo em seguida o carro que estava atrás de você buzina diversas vezes, abre a janela e lhe xinga verbalmente. Essa atitude desperta em você raiva e irritação e, dependendo da sua personalidade, você retribui na mesma moeda ou a raiva lhe dá uma imensa vontade de chorar.

A pergunta que fica é: e se o carro que estava atrás percebesse que havia algum problema e simplesmente mudasse de faixa e seguisse seu caminho? Essa atitude não teria ocasionado xingamento mútuo, irritação ou tristeza.

Infelizmente, estamos muito suscetíveis em cometer a falta de empatia, olhando somente para nosso próprio ‘’umbigo’’ e insistindo em olhar somente nosso ponto de vista. O exemplo que coloquei aqui é muito simples de identificar, porém em nossas vidas passamos por situações muito mais complicadas.

Provavelmente você já deve ter passado por uma situação que se sentiu muito injustiçado porque alguém lhe faltou empatia, logo todos sabemos que a sensação não é das mais agradáveis. 

A falta de empatia provém do julgamento prévio e da falta de percepção em entender em como o outro se sente, em Romanos 12:15 a Bíblia fala: ‘’Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram’’ e logo depois no versículo 18 a Bíblia ainda cita: ‘’Façam todo o possível para viver em paz com todos’’.

Para que não caiamos na armadilha de sermos os antipáticos de plantão, aí vão cinco dicas para exercemos melhor nossa empatia e assim estarmos mais próximos do comportamento de Cristo:

  1. Não julgue, mesmo que você ache que sabe tudo. Você nunca vai saber todas as variáveis de uma situação, somente Deus sabe todas as coisas. Então lhe resta pedir o auxílio de Deus, para que você possa agir da melhor maneira possível, conforme a Sua vontade.
  2. Escute antes de falar. Apresente o seu problema, mas antes de dar sua opinião, escute o que o outro tem a dizer, provavelmente ele lhe dirá algo que fará que seu discurso mude automaticamente.
  3. Pratique a mansidão. Viver sob estresse e com raiva de tudo e de todos fará com que seu maior desejo seja despejar tudo em cima dos outros, pensando que isso lhe fará se sentir melhor. Não vai. E de quebra vai magoar alguém no processo.
  4. Não seja moralista. Cada pessoa tem o direito de respeitar seus princípios, mas o seu princípio pode não ser igual ao princípio do outro. Sempre irá existir opiniões diferentes, caminhos diferentes e ações diferentes. Respeite e tente entender.
  5. Ame. A base de tudo é o amor. Se você ama, você respeita. Se você ama, você chora junto. Se você ama, você escuta. Ou seja, a melhor maneira de ser alguém mais empático é descobrir o amor dentro de você e espalhar por aí!

 

Vou terminar com uma reflexão, quando eu penso em Jesus e no seu comportamento lembro que Ele sempre reagiu com firmeza, mas com bondade. Em todas as suas explicações Jesus compreendia e ensinava. Logo, antes de você levantar o tom com alguém, ou xingar, ou ser ‘’duro’’, ou simplesmente querer demonstrar que sempre tem razão. Pense em Cristo e em como Ele se comportaria. Acho que você vai começar a perceber que estar em paz com os outros e estar ao lado delas para ajudar, vai criar um efeito dominó muito mais produtivo de alegria e paz, que são frutos muito agradáveis que o nosso Deus adora presenciar.  

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Pode usar estas tags e atributos de HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Translate »