fbpx

Dicas de atividades para a Terceira Idade

Muitos idosos que estão aposentados procuram constantemente atividades para praticar e poder se distrair e se entreter, tentando sair da rotina. Agora isso se tornou ainda mais necessário, visto que, com a pandemia, eles são recomendados a não sair de casa, por estarem na área de risco. Pensando nisso, separamos para o Dia Nacional do Idoso algumas dicas de atividades que podem ser um refúgio para os idosos que estão em quarentena:

Artesanato e Pintura

O artesanato e a pintura são ótimas opções para passar o tempo em casa de forma relaxante e saudável. As atividades artísticas melhoram as habilidades de coordenação, funcionando como uma forma de expressão e prevenindo a solidão e a depressão. Além disso, estimula a criatividade e a união, já que pode ser feito entre a família.

Leitura

A leitura é uma atividade que aguça a imaginação e mantém a mente ativa. Além de prevenir a perda de memória e a capacidade de concentração, os livros também são ótimas opções para passar o tempo. O ponto positivo desta atividade está na diversidade de livros disponíveis para o idoso, onde ele pode escolher o tema que mais o entretém.

Atividade física

Não é porque a recomendação é ficar em casa que isso significa que os idosos devem adotar o sedentarismo, uma vez que esse hábito não contribui em nada para a saúde. Então, alguns exercícios físicos podem ser praticados com cuidado dentro do lar. Entre eles estão os exercícios respiratórios, a dança, o alongamento e a ginástica. É o alongamento e a ginástica que vão facilitar o idoso a se exercitar e evitar dores pelo corpo. O exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, pois melhora a sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos ao desgaste e à fadiga do cotidiano. Uma ótima atividade que podemos citar como exemplo é a ioga, que se popularizou nos últimos anos. Os treinos de ioga combinam exercícios físicos de alongamento com a meditação, o que melhora o fluxo sanguíneo entre o cérebro e o coração e acalma o corpo e a mente.

Jogos

Os jogos são ótimas distrações para passar o tempo. Entre as opções estão o quebra-cabeça, que trabalha a coordenação motora do idoso e ajuda a manter a mente ativa, e o jogo de paciência, onde ele pode jogar mesmo sozinho, e se preferir optar pela versão virtual. Os jogos de cartas são muito indicados por exigirem do cérebro. Tênis de mesa: o conhecido ping-pong não precisa de tanto esforço físico e é um exercício possível de ser feito em casa com muitos idosos; Palavras-cruzadas: fazer palavras-cruzadas é um ótimo passatempo. Essa prática ajuda na manutenção da memória e no raciocínio lógico. Videogame: para os idosos que adoram uma tecnologia, o videogame é uma ótima opção, os jogos melhoram o raciocínio e memória do idoso.

Criar algo novo

Os idosos podem se envolver com a criação de algo novo, alguns ótimos exemplos estão relacionados as artes como: desenho, pintura, escultura e teatro. Essas atividades podem ser muito divertidas, inclusive, ajudam a manter os idosos ativos, fornecendo mais criatividade e ânimo. Quando um idoso cria algo de novo ele pode descobrir um outro talento, hobby, algo que aumenta sua autoestima e esperança de explorar novos projetos e caminhos. Muitos centros dia (Day Care) oferecem atividades de criação com terapeutas ocupacionais.

Ouvir música

Quem não gosta de escutar uma música, não é mesmo? Dependendo da escolha, pode ser algo animado ou calmo, trazendo sentimento de bem estar. A música pode trazer ao idoso boas recordações, fazê-lo cantar, dançar e se soltar conforme o ritmo da música. Entre as vantagens que a música proporciona estão o alívio da ansiedade, o estímulo ao bom humor; a ajuda a curar dores emocionais, a motivação na hora do exercício físico e a melhora do sono.

Aprender a cozinhar novas receitas

Para aqueles que ainda têm independência para cozinhar ou ajudar na cozinha, essa pode ser uma atividade muito interessante. Fazer bolos e tortas com receitas antigas da época do idoso, resgatar as receitas de família e até fazer um caderno organizando essas preciosidades para passar adiante. Neste caso, é importante sempre tomar cuidado com objetos cortantes e com o fogo para aqueles com a mobilidade reduzida, mas a atividade não deixa de ser interessante para eles também.

Assistir filmes

Outra atividade interessante é propor uma sessão de cinema. Depois de fazer aquele bolo ou torta, tomar o lanche da tarde assistindo um bom filme pode render bons momentos. Os clássicos mais antigos trazem vestimentas, músicas e artistas que podem ser tema de comentários que levarão a uma boa conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »